Entre os dias 19 a 23 de setembro aconteceu em Rondon do Pará o curso “Multiplicador de Educação para o Trânsito”, que faz parte do projeto realizado pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), em vários municípios, com objetivo de capacitar e formar novos multiplicadores de educação no trânsito. O curso foi aberto à população, como forma de conscientizar sobre os graves acidentes que são registrados no dia a dia na cidade e a importância do uso do cinto de segurança e o capacete.
Para o agente de trânsito, Cloves Oliveira, o curso é fundamental para o dia a dia da população, principalmente para a classe estudantil do município. “A participação dos educadores e estudantes poderia ser maior durante a programação, é um curso muito importante para sermos multiplicadores dentro do município. A polícia e nós agentes de trânsito trabalhamos no nosso dia a dia com essa temática, mas é lá no hospital que os resultados das condutas erradas aparecem, quando chegam as vítimas de acidentes no trânsito”.
Em 2021 o projeto alcançou 25 municípios do Estado, com o trabalho e a conscientização no trânsito entre a população. De acordo com a instrutora do curso, Silene Oliveira, com o encerramento do projeto na cidade o trânsito se torna mais seguro. “A expectativa é que essa turma de 30 alunos levem essa educação de trânsito adiante, nós precisamos reduzir esse índice de acidentes que é grande no mundo inteiro, para que possamos ter um trânsito mais pacificado e seguro”.
Segundo a pedagoga de educação para o trânsito, Moisiane Felicíssima, os condutores do município possuem uma cultura do não uso dos equipamentos de segurança no seu dia a dia. “Aqui em Rondon do Pará a resistência da população é grande quando se trata do trânsito, é difícil até mesmo sensibilizar os gestores do município”.
Da Redação