O mês de outubro é dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Durante esse período, é importante falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, que são as melhores armas contra a doença.
De acordo com a ginecologista obstetra, Milena Duarte Lopes, o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento eficaz do câncer, com altas chances de cura, por isso é constantemente reforçado a importância do autoexame, do autocuidado e do rastreio por meio das consultas periódicas. “O Outubro Rosa é uma forma da mulher repensar, se olhar e se cuidar em todos os sentidos, a incidência de câncer no colo do útero entre as mulheres é de progressão lenta que quando diagnosticada precocemente tem grandes chances de cura, mas que ainda mata as mulheres por falta do autocuidado e por falta de avaliação”.
O câncer é uma doença grave e pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade e condição social. As mulheres são mais propensas a desenvolver alguns tipos de câncer, como o câncer de mama e o câncer do colo do útero. Dados disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), apresenta que no ano de 2010 foram registrados 188 óbitos por neoplasias malignas da mama (câncer), em 2021 o quantitativo foi de 366 ocorrências, significando uma variação de 94,7%.
A contadora, Suely Lago, foi diagnosticada com câncer de mama de 2015, aos 45 anos, durante uma campanha do Outubro Rosa, para ela foi um momento de reflexão sobre as emoções, o medo, a raiva e a culpa, destacando a importância do apoio da família, dos amigos e dos profissionais da saúde que foram essenciais em todo o processo. “É um tratamento agressivo que provoca reações dolorosas no corpo da mulher de maneira física e psicológica, neste momento fui acolhida pela minha família com carinho, dedicação e orações. E como forma de agradecimento a Deus estou sempre disponível para falar sobre a doença e colaborar com ações e movimentos de apoio às pessoas com câncer”.
O Hospital Amor, também conhecido como Hospital do Câncer de Barretos, é uma entidade sem fins lucrativos, especializado no tratamento e prevenção do câncer e atuante no município de Rondon do Pará. De acordo com a coordenadora do Hospital Amor no município, Adma de Paula, o hospital é referência nacional e internacional em oncologia, oferecendo tratamento gratuito em todo o Brasil. Em Rondon o hospital oferece serviço de prevenção e também disponibiliza programas de reabilitação física, psicológica e social para pacientes que passam por tratamento oncológico. “Nunca tivemos agendamento negado, ou dificuldade no acesso à equipe do Hospital, o que contribui para a redução das taxas de mortalidade de pessoas com câncer em Rondon”.
Por Cristiane Gomes