Realizado no mês de novembro, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), acontece nos próximos dias 5 e 12 em todo o País, em Rondon alunos do ensino médio que desejam ingressar no ensino superior já estão na expectativa para a prova. Para a estudante Thayana Souza Oliveira, de 19 anos, é importante escolher um cursinho que ofereça um corpo docente qualificado e que disponibilize conhecimentos em todas as disciplinas apresentadas na prova. “São meses de preparação para o Enem e por meio da Universidade conseguimos ter um preparo com os professores da graduação e dos próprios universitários. Com a data se aproximando me sinto preparada para esse novo desafio”.
O Enem é um exame obrigatório para quem deseja ingressar no ensino superior da rede pública de ensino. O resultado do exame também é usado na rede privada por meio de concessões de bolsas estudantis. De acordo com dados do Ministério da Educação mais de 3,9 milhões de pessoas estão inscritas no Enem no ano de 2023, em sua maioria são mulheres, representando 2,4 milhões de inscritas.
De acordo com o técnico em assuntos educacionais do Instituto de Ciências Aplicadas ICSA-UNIFESSPA, Vinícius Alcântara, já é o segundo ano consecutivo que o campus de Rondon oferece o cursinho popular preparatório para o Enem de forma gratuita. “Realizamos um processo seletivo utilizando as habilidades em redação como critérios para classificação. Os alunos contam com apoio de professores mestres e doutores do ICSA para potencializar as habilidades de redação, e também são trabalhadas as disciplinas de português, matemática, história, geografia, sociologia, filosofia, inglês, espanhol e biologia. A universidade utiliza alunos bolsistas dos cursos de jornalismo, administração e ciências contábeis como mediadores em sala de aula e durante o cursinho os alunos fazem simulados e atividades complementares com intuito deles se familiarizar com a prova do Enem”.
Neste ano de 2023 foram inscritos 185 candidatos no cursinho popular e 54 foram classificados. Segundo o acadêmico em jornalismo e mediador do projeto, Dhemerson Ley Rocha Sousa, ser mediador do cursinho preparatório para o Enem é uma ótima oportunidade para quem quer trabalhar com educação e ajudar os jovens a conquistar seus objetivos. “Minha primeira graduação é língua inglesa e como profissional da educação me sinto muito feliz em contribuir com os alunos, esclarecendo dúvidas e promovendo aprendizagem de forma dinâmica e participativa, além de ser um momento de muito aprendizado em poder trabalhar junto aos professores mestres e doutores do ICSA. E pelo fato do cursinho ser ministrado no prédio da faculdade faz com que os alunos se sintam mais próximos da universidade”.
A prova será aplicada no próximo domingo (5) em várias escolas do município, os participantes vão fazer as questões de linguagens, ciências humanas e a redação. No segundo dia (12) serão as questões de ciências da natureza e matemática.
Por Cristiane Gomes