O rio Amazonas e seu afl uente Ararandeua, vem sofrendo vários tipos de poluição como o despejo de esgoto doméstico, além de lixos como, sacolas, garrafas, latinhas, pneus, canudos e papéis. O desmatamento da mata ciliar, e assoreamento dos rios.
A situação do rio Amazonas está bem crítica por conta do desmatamento da mata ciliar, pela contaminação das águas por conta das substâncias que os esgoto de lixo doméstico liberam. Outro fator que prejudica o rio é o assoreamento que é causado tanto pelas ações humanas e pela própria natureza.
Esse tipo de situação é visto em todo o curso do Amazonas, em uma reportagem feita pelo G1 explica que o Rio Amazonas atingiu a maior seca já registrada na ilha de Parintins, no Amazonas. Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), essa é a pior seca da cidade dos bois Garantido e Caprichoso em 49 anos de medição. De acordo coma Estação de Monitoramento de Parintins, do SGB, o Rio Amazonas amanheceu com -190 cm, 4 cm abaixo do recorde anterior, de 2010, quando o rio tinha baixado para até -186. Isso é um efeito do desmatamento da vegetação natural que fica em volta doa rios. Mudando o clima e prejudicando as espécies subaquáticas.
O rio Ararandeua é um curso de água com nascente no município de Açailândia, no Maranhão. Ele corta todo o município de Rondon do Pará, até a sua divisa com o município de Goianésia do Pará, onde ao unir-se ao rio Surubiju e forma o importante rio Capim. Em uma entrevista com a engenheira agrônoma e ex-secretária de meio ambiente do município, Márcia Azevedo, ela conta detalhes sobre esse patrimônio natural do nosso município.
“O Rio Ararandeua nos primeiros 30Km, por dentro do nosso município, onde a gente tem mais conhecimento, ele não chega a secar e nem transbordar”. Em relação aos benefícios que esse rio nos proporciona ela cita alguns a qual temos conhecimento e outros a qual nem sabíamos “Para nós Rondonenses ele proporciona o Ecoturismo. Aqui na região do Surubiju é cercado de balneários, além da pesca, porém o mesmo ecoturismo que podemos usufruir dele, também é um problemas para o rio, eu vou sempre fritar situações que podem beneficiar a nós seres humanos, nós moradores e usuários do Rio com a econômia e lazer. Aqui em Rondon por ser uma cidade pequena, ela não tem grandes opções de lazer, sendo assim o rio Ararandeua é uma das nossas opções mais procuradas, e também ter o cuidado de não deixarmos lá o nosso resíduo, o nosso lixo”.
Para ajudarmos a proteger os rios, o que é um dever nosso ela nos disse o seguinte “Primeiramente o esgoto ele não pode ser, descartado diretamente no rio sem ser tratado, no nosso município existe um problema… nosso esgoto infelizmente é jogado nos rios, só que é importante dizer que, esse esgoto que vai pra lá, ele não é o esgoto doméstico, aquelas galerias que deságua lá nos rios o propósito delas quando foram construídas, não foram para o esgoto doméstico, ele foi feito para escoar a água da chuva, pelo motivo da cidade ser muito ladeirada, as águas deviam, já chegou a ter mortes por conta disso, elas foram construídas no fi nal dos anos 80, no comecinho dos anos 90”.
“Mas infelizmente ao longo do tempo as pessoas foram ligando os seus esgotos de residência nessas galerias, então hoje nós temos o esgoto que chega lá, que era pra chegar somente água da chuva, chega também com água de ligação clandestina de esgoto. Infelizmente a cidade não tem o sistema de esgoto sanitário, não é uma crítica porque isso é visível para todo mundo, pois o esgoto é a céu aberto, tendo como única trajetória o rio, agora em defesa do município, temos projeto para isso, porém é muito caro e não temos verba para isso, temos que depender de verbas federais”.
O desmatamento da mata ciliar tem suas consequências, quando é perdido essa vegetação natural que se tem em volta dos rios, retira os “escudos dos rios” pois é essa mata que protege o rio, com a retirada dela acontece o assoreamento dos rios assim causando as secas, como vimos recentemente no Amazonas e no Rio Negro, a Márcia conta que ela participou de um Reflorestamento da mata ciliar existente ao redor do Ararandeua. “Foi uma experiência incrível, é um trabalho que eu tenho muito orgulho. Nós mapeamos as áreas devastadas por imagens de satélite, e vimos as sementes de cada região, se era açaí, ou mata braba mesmo”.
“A gente conseguiu construir uma capsula orgânica, o que era essa capsula orgânica? Era uma estrutura feita de Barro, com casca de coco, fertilizante que nós colocamos, e junto disso as sementes. A quantidade de sementes variavam muito, se as sementes fossem grandes a gente coloca 10 sementes, se fosse pequenas eram 20 e assim por diante, essa estrutura a gente chamava de “bomba de semente”. Eram escolhidas plantas que iriam se adaptar no local jogado”.
“Para conserguimos as sementes, realizamos um campeonato “A copa verde” e aí os jogadores dos times tinham uma tarefa, era conseguir as sementes, e assim a gente conseguiu produzir 10 mil bombas de semente e 180 mil sementes. E tipo foi um trabalho muito bem organizado, conseguimos parceria com o exército e eles enviaram 50 militares para ajudar a produzir as bombas, e conseguimos também um helicóptero para fazermos o bombardeio de sementes e deu super certo. Para vocês terem noção, depois de alguns dias, quando fomos lá e todos nós vimos as sementes germinando, rodo choraram, tinha marmanjos de barba chorando por verem pequenas sementes germinando, foi muito lindo mesmo, me orgulho bastante desse trabalho.”
A importância do Rio Ararandeua para o nosso município é bem visível para quem éda região e quem está visitando, tanto econômicamente quanto em lazer, ele se tornou um patrimônio para nós, pois todos que chegam, fazemos questão de levar para tomar um banho nesse rio de água gelada. Assim como o Ararandeua todos os outros rios e os afl uentes são importantes, são um patrimônio para todo o Brasil.
Produção 1°C Matutino