Os cursos de Ciências Contábeis e Administração da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) realizaram no mês de setembro programações voltadas para o Dia do Administrador, 9 de setembro e o Dia do Contador, celebrado dia 22 de setembro, com objetivo de oferecer conhecimento aos estudante e ajudar o próximo, por meio da arrecadação beneficente de alimentos em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Rondon do Pará.
A abertura dos trabalhos aconteceu na sexta-feira (22), com a programação do curso de contabilidade que ofereceu palestras sobre: a “Reforma Tributária” ministrada pela advogada Janaína Sousa, “Fala Garoto (a)”, com professora mestra em Administração Pública, Elaine Teixeira, “Da CLT ao empreendedorismo” ministrada pela graduada em Ciências Contábeis e especialista em Direito Tributário e Contabilidade Tributária, Josiane Rocha e sem seguida confraternização entre os convidados e acadêmicos do curso.
Segundo a Professora Mestra, Miraci Matos do Carmo, a ação solidária é uma função social importante de ser desenvolvida no contexto acadêmico por se tratar de um espaço que trabalha a inclusão como forma de evolução da sociedade e contemplar o outro com o gesto solidário e de acolhimento. “É o segundo ano que o curso de contabilidade realiza a ação solidária em benefício da APAE, no ano passado realizamos essa mobilização e conseguimos montar cestas básicas e doamos no mês de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças”.
O curso de Administração iniciou a sua programação no dia 26 de setembro com o tema “A administração na gestão pública: Educação, Finanças e Meio Ambiente”, por meio de roda de conversa com a participação da administradora, Alexandra Vieira, da pedagoga, Maria Lourenço Sousa e o gestor ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Thiago Oliveira.
No dia 27 roda de conversa com o tema “Raízes do Sucesso: O agronegócio local em debate”, com a colaboração do pecuarista e médico veterinário, Rubens dos Santos, do agricultor familiar, Noeme Antônio Rodrigues, do extensionista rural II e coordenador local da EMATER, Francisco Camilo, e do proprietário da Agro São João, Fernando Sisto.
A equipe do Sebrae Móvel também fez parte da programação com atendimentos ofertados aos microempreendedores e empreendedores do município.
Por Cristiane Gomes
Foto: Ascom Icsa Unifesspa