O presidente Xi Jinping entregou nesta quarta-feira o mais alto prêmio de ciência da China ao designer de aeronaves Gu Songfen e ao especialista nuclear Wang Dazhong, por suas contribuições notáveis para a inovação científica e tecnológica.
Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central, concedeu as medalhas e certificados em uma cerimônia realizada anualmente em Beijing para homenagear cientistas e engenheiros ilustres e avanços de pesquisa.
Os dois cientistas, o projetista de aeronaves Gu Songfen e o especialista em nuclear Wang Dazhong, obtiveram o reconhecimento na quarta-feira por suas contribuições notáveis para a inovação científica e tecnológica.
Gu Songfen, nascido em 1930 na província de Jiangsu, é um renomado projetista de aeronaves. Ele se formou como bacharel em engenharia aeronáutica pela Universidade Jiaotong de Shanghai.
Ele foi responsável pelo projeto aerodinâmico do Shenyang JJ-1, o primeiro jato de treino da China, e do Shenyang J-8 e J-8-II, os primeiros interceptores de alta velocidade e altitude da China, estabelecendo a base para o design de aeronaves supersônicas do país.
Gu é o único acadêmico da Academia Chinesa de Ciências e da Academia Chinesa de Engenharia na indústria de aviação nacional.
De 1961 a 1986, ele atuou como designer-chefe e diretor do Shenyang Aircraft Design and Research Institute, que faz parte da Aviation Industry Corporation of China.
Wang Dazhong, nascido em 1935 na província de Hebei, é um cientista de energia nuclear de renome internacional. Ele se formou no Departamento de Engenharia Física da Universidade Tsinghua em 1958 e recebeu seu doutorado em ciências naturais pela Universidade RWTH Aachen, na Alemanha, em 1982.
Ele atuou como diretor e engenheiro-chefe do Instituto de Tecnologia Nuclear e de Nova Energia da Universidade Tsinghua, bem como presidente da própria universidade.
Ele é também um acadêmico da Academia Chinesa de Ciências. Wang trabalhou em tecnologia de energia nuclear ao longo de décadas, presidindo à pesquisa, projeção, construção e operação do primeiro reator de aquecimento nuclear de baixa temperatura de 5 MW da China (NHR-5) e do primeiro reator de alta temperatura resfriado a gás de 10 MW (HTR-10).